Добавить новость
smi24.net
World News
Январь
2026
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23
24
25
26
27
28
29
30
31

Resort em Alexânia terá que ampliar número de quartos acessíveis após acordo com MP-GO

0

O Ministério Público de Goiás (MP-GO) determinou que o Tauá Hotel & Convention, localizado em Alexânia, deverá ampliar o número de quartos adaptados para pessoas com deficiência. A medida foi oficializada por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado pela 2ª Promotoria de Justiça da cidade, após constatação de que o resort não cumpria o percentual mínimo exigido pela legislação brasileira.

O Jornal Opção tentou contato com o resort, mas, até o fechamento do material, não obteve resposta. O espaço permanecerá aberto caso a empresa queira se pronunciar sobre o assunto.

A apuração começou depois que uma cliente registrou, no sistema MP Cidadão, dificuldades para conseguir hospedagem em quartos acessíveis, mesmo realizando reservas antecipadas. O relato levantou suspeitas de descumprimento da Lei nº 13.146/2015 (Estatuto da Pessoa com Deficiência) e do Decreto nº 9.296/2018, que estabelecem parâmetros de acessibilidade em empreendimentos hoteleiros.

Durante a investigação, o MP-GO verificou que o resort possui 424 quartos, mas apenas 8 deles são adaptados, o que representa 1,88% do total. A legislação determina que pelo menos 5% das unidades sejam acessíveis, o que equivale a 22 dormitórios no caso do Tauá.

Com o TAC, o hotel se comprometeu a adequar os 14 quartos faltantes, garantindo que todos contem com recursos e características construtivas previstas em lei. Além da adaptação física, o acordo prevê ações de compensação social, como palestras sobre diversidade, equidade e inclusão, além de visitas a instituições que apoiam pessoas com deficiência em Alexânia.

Segundo o promotor de Justiça José Alexandre Teixeira de Barros, responsável pela condução do caso, a medida reforça o direito das pessoas com deficiência de usufruírem plenamente de serviços turísticos e de lazer. “A acessibilidade não é um favor, é um direito garantido por lei. O cumprimento dessas normas é essencial para promover inclusão e respeito”, afirmou.

Leia também:

Sindicatos promovem ato nesta quinta-feira, 22, em Defesa da Previdência pública e de qualidade

Goiânia retira 32 toneladas de vidro por mês, diz Consórcio Limpa Gyn

Apagões em Goiânia colocam hospitais em risco de colapso, diz presidente da Associação dos Hospitais Privados

O post Resort em Alexânia terá que ampliar número de quartos acessíveis após acordo com MP-GO apareceu primeiro em Jornal Opção.















Музыкальные новости






















СМИ24.net — правдивые новости, непрерывно 24/7 на русском языке с ежеминутным обновлением *