Добавить новость
smi24.net
World News
Февраль
2026
1 2 3 4 5 6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28

Guerra entre os EUA de Trump e o Irã dos aiatolás pode começar nas próximas 48 horas

0

As conversas de negociações entre o Irã e os Estados Unidos que aconteceriam na sexta-feira, 6, em Istambul, foram canceladas pelo governo americano porque o Irã se recusa a discutir os termos colocados por Washington para que haja um acordo.

O representante do governo Trump, Steve Witkoff, que participaria do encontro com os iranianos e está no Oriente Médio, foi convocado para retornar imediatamente aos Estados Unidos. Witkoff disse que “o abismo entre os dois países é imenso e, por isso, não há como construir ponte para o diálogo”.

O Irã pretendia restringir a negociação somente à questão nuclear, outros pontos como mísseis balísticos e o financiamento de organizações terroristas não estavam à mesa de negociação. O país também exigiu que o local do encontro não fosse mais na Turquia, mas em Omã.

Logo após o anúncio do cancelamento, o porta voz do regime iraniano disse que “o país está pronto para negociar apenas o programa nuclear” e finalizou afirmando que “a insistência dos americanos em discutir outros assuntos colocavam em risco qualquer tipo de negociação”.

O que quer o Irã e o que os EUA querem

O Irã exigiu que as negociações ficassem restritas apenas ao estoque de urânio enriquecido que já passou de 400kg. O interesse americano e israelense era expandir as conversas a outros termos, mas o Irã se recusa até mesmo ao que considera, um direito, de continuar o enriquecimento de urânio, enquanto os americanos insistem na interrupção completa dos planos nucleares do país. Os Estados Unidos também exigem que o Irã aceite a inspeção completa do programa nuclear e que cooperem com as visitas de inspetores da Agência de Energia Atômica Internacional, inclusive com as revistas inesperadas.

Sobre os mísseis balísticos, os Estados Unidos também estabeleceram algumas condições e limites: na quantidade de mísseis produzidos pelo Irã, no número de lançamentos, alcance de voo e sobretudo na supervisão e monitoramento que possa garantir que o regime não engane o mundo e produza mais mísseis do que o permitido. Os aiatolás já deixaram claro que, em nenhuma circunstância, irão debater sobre este assunto que consideram de segurança nacional. Para Israel este é um ponto crucial que é visto como uma ameaça existencial e uma linha vermelha.

O terceiro e último termo colocado por Washington ao Irã, é o cancelamento da assistência militar e financeira do regime a grupos terroristas como o Hamas e o Hezbollah, mas tanto os americanos como os israelenses acreditam que esta questão é extremamente difícil de ser imposta, porque o Irã poderá contornas as restrições de várias maneiras, como oferecer pagamentos através de caridades à organizações religiosas que, em parte, podem cooperar ao financiar grupos radicais.

Resta apenas a opção militar?

Outro motivo para os Estados Unidos cancelarem o encontro com os iranianos foram as duas provocações que a Guarda Revolucionária realizou, ontem, no Golfo Pérsico. A primeira foi a aproximação de um drone militar ao Porta Aviões, Abraham Lincoln, que está navegando a 800 km do Irã. Logo depois duas lanchas militares que tentaram interromper o trajeto de navio petroleiro, com bandeira americana, no Estreito de Ormuz.

Segundo o jornal “The Wall Street Journal”, o presidente Donald Trump preferiu cancelar as conversas após os dois incidentes e a recusa do Irã em discutir outros termos para um acordo foi a “gota dágua” para o cancelamento. Nesta quarta-feira, 4, numa entrevista à rede Foxnews, Trump disse que, “se não houver um acordo, coisas muito ruins vão acontecer”. Analistas acreditam que se a recusa do regime em negociar se estabelecer, um ataque americano contra o Irã poderá acontecer em até 48 horas.

O post Guerra entre os EUA de Trump e o Irã dos aiatolás pode começar nas próximas 48 horas apareceu primeiro em Jornal Opção.















Музыкальные новости






















СМИ24.net — правдивые новости, непрерывно 24/7 на русском языке с ежеминутным обновлением *