Добавить новость
smi24.net
World News
Февраль
2026
1 2 3 4 5 6 7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28

Morcegos são principais transmissores da raiva em Goiânia, afirma biólogo da SMS

0

Apesar de macacos também serem transmissores da raiva, a Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia aponta os morcegos como o principal foco de atenção na capital. De acordo com o biólogo e gerente de Controle de Animais Sinantrópicos, Daniel Graziani, não há registro de casos positivos da doença em primatas.

Ao Jornal Opção, o porta-voz da secretária informou que, em 2025, foram feitos estudos com 239 morcegos e confirmados três casos positivos da doença. Os animais positivos foram identificados nos setores Jardim Goiás, Bela Vista e União. Já em 2026, no mês de fevereiro, um caso foi registrado pela pasta, na Colônia Santa Marta. “Nossa preocupação é que esses morcegos mortos ou caídos entrem em contato, acidentalmente, com seres humanos ou sejam alvo de contato direto, como ataques de gatos ou cachorros. Isso pode permitir que o vírus volte a circular entre os animais domésticos e também na população humana”, afirmou.

O biólogo também explicou que o caso de raiva identificado em Goiânia nesta quinta-feira, 5, trata-se do morcego-frugívoro. O animal é um dos mais encontrados em áreas urbanas e se alimentam de frutas, sementes e, às vezes, néctar. 

Daniel afirmou que nenhum animal da região teve contato com morcego, mas que, ainda assim, o setor recebeu uma cobertura vacinal. “Não foi identificado nenhum animal contactante. Nenhum cão ou gato chegou a cheirar ou morder o morcego. Ainda assim, a Diretoria de Vigilância de Zoonoses realizou a cobertura vacinal na área”, afirmou.

O porta-voz também orientou que aos tutores de pets que se atentem em casos onde os animais de estimação tenham o mínimo de contato com um morcego. De acordo com Daniel, é importante que a Diretoria de Vigilância de Zoonoses seja informada para que o pet seja monitorado em caso de contaminação. “A principal hipótese é de que o vírus circule na população de morcegos. Por isso, caso um animal doméstico, como gato ou cachorro, lamba ou cheire um morcego, a orientação é que a população entre em contato imediatamente com a Diretoria de Vigilância de Zoonoses, para que seja feita a vacinação adequada do animal e o monitoramento por até 180 dias”, disse. 

Vacinação antirrábica em Goiânia

A vacinação de cães e gatos é uma das principais estratégias de prevenção contra a raiva, doença que também pode ser transmitida a seres humanos. A imunização anual é fundamental para impedir a circulação do vírus entre os animais domésticos e reduzir o risco de transmissão à população. 

Em Goiânia, todos os anos, a Secretaria Municipal de Saúde realiza campanhas de vacinação antirrábica, além de disponibilizar três pontos fixos de imunização gratuita na cidade: um na Diretoria de Vigilância de Zoonoses, localizada atrás do Cemitério Parque Memorial; outro no Hospital Veterinário da Universidade Federal de Goiás (UFG), no Campus Samambaia e na UPAVet, no Jardim Balneário Meia Ponte. 

A pasta pede que, caso seja identificado um morcego ou até mesmo um macaco morto, é necessário que o local seja devidamente isolado com uma caixa ou balde, e que a  Vigilância de Zoonoses seja acionada via WhatsApp (62) 99152-2545, ou pelo telefone 3030-4056 ou 3030-4121.

Leia mais: Ipasgo implanta modelo híbrido de atendimento médico no interior de Goiás

O post Morcegos são principais transmissores da raiva em Goiânia, afirma biólogo da SMS apareceu primeiro em Jornal Opção.















Музыкальные новости






















СМИ24.net — правдивые новости, непрерывно 24/7 на русском языке с ежеминутным обновлением *