12 coisas que você precisa saber sobre masturbação
Faz bem para pele, melhora o humor e no caso das mulheres ajuda a reduzir as dores menstruais.
Não existe limite de vezes em que você pode se masturbar em um dia.
Pronto, agora você já pode se masturbar sem culpa, quantas vezes você quiser. Em entrevista ao BuzzFeed Brasil, a psicóloga com enfoque sexual e atendente do Ambulatório de Sexualidade Feminina da UNIFESP, Ana Fanganiello, afirmou que não existe um limite de vezes em que você pode se masturbar em um dia.
A masturbação em excesso só é prejudicial se afeta seu cotidiano. "Se você deixa de sair ou falta no trabalho por se masturbar, por exemplo, aí tem que avaliar, mas de resto, está liberado quantas vezes quiser", diz Ana.
Já o terapeuta e sexólogo João Borzino afirmou em entrevista ao BuzzFeed Brasil que, além da questão social, é preciso só tomar cuidado com algumas questões físicas. "Não existe um limite, mas claro que se a pessoa desenvolve uma tendinite nos braços ou lesões no pênis por atrito excessivo é preciso reavaliar a quantidade".
Masturbação pode acabar com a sua insônia.
João afirmou que muitos dos seus pacientes relataram "melhora expressiva no combate à insônia por conta da masturbação". Na verdade, a "punheta" aparentemente é uma boa amiga do sono em geral. Uma pesquisa realizada pela Universidade de São Paulo (USP) afirma que a masturbação reduz também os sintomas da chamada "Síndrome das Pernas Inquietas", um distúrbio neurológico do sono. Em tese, o que acontece é a liberação de dopamina por conta do orgasmo, que permite um sono mais tranquilo.
Masturbação pode fazer bem pra pele, para o humor e para a imunidade.
João explica ainda que a "liberação de endorfina, melhora o humor, a condição da pressão arterial e a imunidade". Externamente a masturbação é "boa para a pele, deixa os cabelos mais viçosos e a musculatura como um todo mais relaxada e menos dolorida," diz.
Segundo uma pesquisa da Universidade de Sydney, a masturbação também diminui o risco de diabetes tipo 2 e é capaz de prevenir a depressão e diminuir o estresse.
Para as mulheres, se masturbar pode ser um ótimo remédio para TPM e dores menstruais.
A pesquisa da faculdade da Universidade de Sydney aponta ainda que, para as mulheres, a masturbação pode ajudar na prevenção de infecções no colo do útero e no trato urinário. João explica ainda que "com a liberação de endorfinas existe uma melhora efetiva no humor que auxilia no combate da Tensão Pré Menstrual, a famosa TPM, e na redução de dores menstruais”.
Maria Teijeiro / Getty Images