Polícia investiga possível surto psicótico em homem que invadiu shopping Flamboyant
*Colaboração de Bárbara Ferreira
Uma cena inusitada e assustadora marcou a noite de segunda-feira, 21, no shopping Flamboyant, no Jardim Goiás, em Goiânia. Um homem invadiu o interior do centro comercial com um carro, causando estragos e pânico entre os frequentadores. O suspeito foi imobilizado por seguranças e por um policial militar que estava de folga. Segundo a Polícia Civil de Goiás (PCGO), ele pode ter agido durante um surto psicótico.
O suspeito permanece preso e deve passar por audiência de custódia na tarde desta terça-feira, 22. A depender da decisão judicial, ele pode responder em liberdade ou continuar detido até a conclusão das investigações. Em entrevista ao Jornal Opção, o delegado Rilmo Braga, responsável pelo caso, afirmou que já foi identificada a identidade do motorista e que os indícios apontam para um possível quadro de instabilidade mental.
Aparentemente há indícios de que ele estava em surto psicótico, mas isso precisa ser confirmado por perícia. Vamos representar pelo incidente de insanidade mental para identificar se ele é capaz, relativamente incapaz ou absolutamente incapaz”, afirmou o delegado.
De acordo com a investigação, o homem invadiu o shopping com o veículo pela entrada de um restaurante na parte externa, acessando o segundo andar do centro comercial. Ele atropelou um quiosque, colidiu com outros dois e só parou ao se chocar contra uma pilastra de sustentação.
Ele entrou pelo segundo andar, bateu em uma pilastra depois de atingir quiosques. Parou porque colidiu”, explicou Braga.
O delegado relatou ainda que o suspeito não prestou esclarecimentos formais durante o interrogatório, mas, em conversas informais com policiais na delegacia, afirmou que “de repente, bateu a vontade de ir ao shopping” e decidiu entrar com o carro.
A ação do motorista mobilizou a equipe de segurança e um policial militar que estava de folga no local. “O policial sacou a arma, mandou ele parar, mas ele não obedeceu. Isso o fez acelerar e, logo depois, colidiu com a pilastra”, contou o delegado. Apesar de estar visivelmente transtornado, o homem não resistiu à prisão de forma agressiva e, segundo a autoridade policial, não foi autuado por resistência.
Crimes e apuração
Inicialmente, o homem foi autuado em flagrante pelos crimes de dano qualificado, direção perigosa e exposição de perigo em ambiente de uso comum, que somam penas de até cinco anos de prisão. Por isso, não houve possibilidade de fiança.
Entretanto, a Polícia Civil agora avalia a possibilidade de tentativa de homicídio, já que duas pessoas que estavam em um dos quiosques atingidos precisaram saltar para evitar serem atropeladas. Elas sofreram apenas escoriações leves.
A investigação caminha para apurar se houve ou não tentativa de homicídio”, destacou Braga.
O delegado informou ainda que os danos causados à estrutura do shopping foram periciados, mas o laudo ainda não foi concluído. Estimativas preliminares apontam prejuízo de cerca de R$ 50 mil.
Histórico de ocorrências no local
O episódio reacende o debate sobre a segurança em locais públicos e a vulnerabilidade de espaços de grande circulação. O Flamboyant, um dos shoppings mais tradicionais de Goiânia, já foi palco de outros episódios incomuns nos últimos anos, incluindo uma queda de avião nas imediações e outras tentativas de invasão.
Talvez, pela maior visibilidade do ambiente, isso possa gerar algumas sensações ou sentimentos em pessoas com dificuldades psicológicas”, avaliou o delegado.
A direção do shopping informou, por meio de nota, que o episódio resultou apenas em danos materiais e que a equipe de segurança agiu prontamente até a chegada da Polícia Militar.
Leia também: Carro desgovernado invade shopping de Goiânia e causa estrago; motorista foi detido. Vídeo
O post Polícia investiga possível surto psicótico em homem que invadiu shopping Flamboyant apareceu primeiro em Jornal Opção.