Aumento de preços preocupa 59% dos brasileiros, segundo pesquisa
Uma pesquisa do PoderData realizada entre os dias 26 e 28 de julho de 2025 revela que 59% dos eleitores brasileiros perceberam um aumento nos preços de supermercado e nas contas domésticas nas últimas semanas.
A percepção de alta nos custos caiu 6 pontos percentuais em comparação com março deste ano. Segundo o levantamento, apenas 9% dos entrevistados afirmam que os preços diminuíram no período recente.
Esse número representa uma oscilação de 2 pontos percentuais, dentro da margem de erro da pesquisa. Outros 24% disseram não ter notado mudança nos preços, enquanto 8% não souberam responder.
Eleitores de Lula e Bolsonaro veem aumento semelhante nos preços
O estudo também mostra que tanto eleitores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) quanto do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) relatam aumento nos preços. 56% dos lulistas disseram ter sentido aumento nos custos, enquanto 59% dos bolsonaristas afirmam o mesmo.
Além disso, 28% dos eleitores de Lula e 24% dos de Bolsonaro dizem que os preços permaneceram iguais; enquanto 8% e 7%, respectivamente, acreditam que os preços caíram. Esses dados indicam que, independentemente da preferência política, a inflação percebida pela população brasileira segue alta.
A pesquisa PoderData julho de 2025 foi realizada com 2.500 entrevistas em 182 municípios das 27 unidades da Federação. Os entrevistados têm 16 anos ou mais e foram contatados por telefone, tanto em linhas fixas quanto móveis, utilizando o sistema Unidade de Resposta Audível (URA).
A pesquisa tem margem de erro de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos e intervalo de confiança de 95%. A amostra foi ponderada com base em variáveis como sexo, idade, renda, escolaridade e região geográfica.
O post Aumento de preços preocupa 59% dos brasileiros, segundo pesquisa apareceu primeiro em Jornal Opção.