Polícia Federal deixa cela “pronta” para possível prisão de Bolsonaro
A Polícia Federal (PF) já preparou uma cela especial em Brasília para eventual prisão em regime fechado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que hoje cumpre medida de recolhimento domiciliar.
O espaço está localizado no térreo da Superintendência da PF no Distrito Federal, no Setor Policial Sul. A chamada “cela de Bolsonaro” foi estruturada como uma sala adaptada, equipada com banheiro privativo, cama, mesa de trabalho, cadeira e televisão.
O modelo é semelhante ao que abrigou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na sede da PF em Curitiba, durante a Lava Jato, entre 2018 e 2019. Outro ex-presidente brasileiro também já teve uma cela especial,
Fernando Collor de Mello, que ficou temporariamente detido em Maceió (AL) em uma sala adaptada dentro de um presídio estadual. Juristas destacam que ex-presidentes da República têm prerrogativas específicas de custódia em caso de prisão.
Como é a cela preparada para Bolsonaro
De acordo com integrantes da PF, a estrutura foi montada há mais de três meses e não foi feita exclusivamente para Bolsonaro, mas pode ser utilizada para outras autoridades presas.
O espaço garante custódia individual e está à disposição caso o STF (Supremo Tribunal Federal) determine a prisão em regime fechado. Delegados ouvidos sob reserva explicam que há três cenários possíveis para prisão de Bolsonaro.
Uma unidade militar, já que ele é do Exército; um batalhão da Polícia Militar do DF, como ocorreu com o ex-ministro Anderson Torres; ou a própria Superintendência da PF em Brasília, onde a cela já está pronta.
Nesta quarta-feira, 20, Bolsonaro foi indiciado pela PF por coação no curso do processo e tentativa de Abolição do Estado Democrático de Direito.
A investigação aponta que ele e o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) teriam atuado juntos para pressionar autoridades e buscar apoio externo, inclusive dos Estados Unidos, com o objetivo de interromper julgamentos relacionados ao plano de golpe de Estado em que o ex-presidente é réu.
Leia também:
- Silas Malafaia chama Eduardo de “babaca” e “inexperiente” em mensagem a Bolsonaro; ouça
- Tarcísio de Freitas abandona corrida presidencial de 2026 e fortalece novas lideranças na direita
O post Polícia Federal deixa cela “pronta” para possível prisão de Bolsonaro apareceu primeiro em Jornal Opção.