Pesquisa Quaest: neta de Brizola lidera no Rio Grande do Sul, mas com bolsonarista colado
A deputada estadual Juliana Brizola lidera pesquisa de intenção de voto — Genial/Quaest — para o governo do Rio Grande do Sul. A neta de Leonel Brizola, filiada ao PDT, aparece com 21%. A pesquisa foi divulgada na sexta-feira, 22.
O detalhe é que aparece empatada com o deputado federal Zucco, do PL. O bolsonarista, em segundo lugar, tem 20%. Configura-se empate técnico, considerando a margem de erro de três pontos percentuais.
O pré-candidato apoiado pelo governador Eduardo Leite (PSD), o vice-governador Gabriel Souza (MDB), aparece bem distante dos dois primeiros colocados. Ele tem 5% das intenções de voto. Já o pré-candidato do PT, Edegar Pretto, é o terceiro colocado, com 11%.
A pesquisa registra que Eduardo Leite influencia mas não tanto o pleito de 2026. Antes, 54% dos eleitores diziam que o gestor merecia emplacar o sucessor. Agora, caiu para 46%, ou seja, quase 10%.
A avaliação da gestão de Eduardo Leite caiu de 62%, em fevereiro, para 58%. Antes, 33% desaprovavam seu governo; agora subiu para 38%.
A Quaest entrevistou 1.104 eleitores, presencialmente, entre os dias 13 e 17 de agosto. O nível de confiança é de 95%.
Quem são Juliana Brizola e Coronel Zucco
Juliana Daudt Brizola, de 50 anos, é deputada estadual e foi vereadora. Formada em Direito, é boa de voto.
A neta de Leonel de Moura Brizola, que foi governador do Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro, é irmã gêmea de Leonel Brizola Neto. Carlos Brizola Neto é outro irmão.
O deputado federal Luciano Lorenzini Zucco tem 51 anos e foi o mais votado no pleito de 2022. Passou para a reserva como tenente-coronel.
O post Pesquisa Quaest: neta de Brizola lidera no Rio Grande do Sul, mas com bolsonarista colado apareceu primeiro em Jornal Opção.