Добавить новость
smi24.net
World News in Portuguese
Сентябрь
2025
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

Governo Federal identifica três novas drogas em circulação no Brasil

0

O Governo Federal confirmou a presença de três novas drogas em circulação no Brasil. A identificação foi feita pelo Sistema de Alerta Rápido sobre Drogas (SAR), ferramenta responsável por monitorar a entrada de substâncias psicoativas no país e emitir informes para orientar políticas públicas de prevenção.

Duas dessas drogas foram encontradas no produto industrializado estrangeiro Magic Mushroom Gummies (“gomas de cogumelos mágicos”), da marca TRE House. Embora inéditas no Brasil, essas substâncias já haviam sido registradas em países como Chile, Canadá e Bélgica.

A terceira substância é o N-pirrolidino protonitazeno, um opioide sintético da classe dos Nizatenos, identificado em exames de um usuário em Campinas (SP). Considerado altamente potente, esse composto já havia sido detectado no Canadá, França e Alemanha.

Segundo o SAR, as três substâncias foram incluídas nos controles nacionais em apenas 19 dias após a notificação de circulação no Brasil — prazo considerado ágil e eficaz. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) também atualizou a lista de psicotrópicos proibidos, incluindo os novos compostos.

A secretária nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos, Marta Machado, destacou a importância do trabalho conjunto:

“Com o SAR, reforçamos o controle das substâncias que circulam no país. Isso é fundamental tanto para enfrentar os mercados ilegais quanto para avançar na prevenção dentro da política sobre drogas”, afirmou.

O que é o SAR

Criado em 2021, inicialmente em caráter experimental, o Sistema de Alerta Rápido sobre Drogas é subordinado ao Sistema Nacional de Políticas sobre Drogas (Sisnad) e gerenciado pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos (Senad). Em 2024, foi institucionalizado em caráter definitivo e teve seu comitê ampliado, passando a contar com representantes do Ministério da Saúde, pesquisadores e organizações da sociedade civil.

No início de 2025, o sistema foi vinculado permanentemente ao Observatório Brasileiro de Informações sobre Drogas (Obid). A rede multidisciplinar é responsável por identificar e monitorar a circulação de novas substâncias psicoativas que representem ameaça à saúde pública, além de produzir alertas rápidos e relatórios científicos para orientar as autoridades.

Avanço das drogas sintéticas

O episódio reforça a crescente presença de drogas sintéticas no país. De acordo com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, a rápida identificação e proibição são essenciais para reduzir os riscos à população e subsidiar estratégias de saúde e segurança.

O post Governo Federal identifica três novas drogas em circulação no Brasil apareceu primeiro em Jornal Opção.


















Музыкальные новости





























СМИ24.net — правдивые новости, непрерывно 24/7 на русском языке с ежеминутным обновлением *