Argentina anuncia descoberta do corpo do pianista Tenório Júnior, assassinado por militares da Operação Condor
A repórter Luciana Beartoia, do jornal argentino “Página 12”, publicou no sábado, 13, a reportagem “Identifican a Tenorio Junior, el pianista brasileño desaparecido em 1976”.
Em março de 1976, há 49 anos, o pianista Francisco Tenório Cerqueira Júnior (1940-1976), Vinicius de Moraes e outros músicos estavam em Buenos Aires para um espetáculo musical, no Gran Rex.
Porém, no dia 18 de março de 1976, o músico desapareceu. Tenório Júnior saiu do hotel Normandie, na Rua Rodríguez Peña, nº 320, e nunca mais foi visto. Ele tinha 35 anos e era, afirma o “Página 12”, “um pianista excelso”.
O músico teria saído do hotel para comprar sanduíche e cigarros. Teria passado também numa farmácia. No trajeto, foi assassinado possivelmente por integrantes da Operação Condor, da qual faziam parte uma irmandade letal de militares do Brasil, Chile e Argentina.
No dia 22 de março de 1976, um corpo foi encontrado crivado de balas e, sem identificação, enterrado no cemitério municipal de Benevídez.
Era o corpo de Tenório Júnior. Agora, a Equipo Argentino de Antropología Forense (EAAF) conseguiu identificar que o corpo enterrado no cemitério de Benavídez é do pianista.
Os pesquisadores argentinos, entre os mais hábeis do mundo — porque a ditadura do país matou cerca de 30 mil pessoas e eles tiveram de examinar centenas de ossadas —, concluíram, “mediante cotejo de impressões digitais”, que o corpo enterrado no cemitério de Benevídez, crivado de balas, é mesmo o de Tenório Júnior.
“Página 12” informa que, “no dia 26 de agosto deste ano, a Câmara Federal portenha firmou a resolução que postula que o corpo aparecido em Don Torcuato [num terreno baldio] é o do pianista Tenório Jr.” O documento está assinado por seis de seus integrantes: Mariano Llorens, Leopoldo Bruglia, Pablo Bertuzzi, Martín Irurzun, Eduardo Farah e Roberto Boico.
A família de Tenório Júnior, a mulher e cinco filhos, foi avisada da constatação dos especialistas argentinos pela Comissão Especial de Mortos e Desaparecidos Políticos (CEMDP) do Brasil e pelo procurador Iván Marx.
O post Argentina anuncia descoberta do corpo do pianista Tenório Júnior, assassinado por militares da Operação Condor apareceu primeiro em Jornal Opção.