Tratamento secundário da ETE de Goiânia é inaugurado
O governador Ronaldo Caiado, o presidente da Saneago Ricardo Soavinski, o prefeito de Goiânia, Sandro Mabel e diversas autoridades recepcionaram o ministro das Cidades, Jader Filho, nesta manhã, 17, na Estação de Tratamento de Esgoto Dr. Hélio Seixo de Britto. A visita do ministro, representando o presidente Lula, foi para a inauguração da implantação do tratamento secundário da ETE, localizada no Setor Goiânia 2.
Durante a coletiva de imprensa, Caiado foi logo afirmando que gostaria que o presidente da República estivesse na inauguração da ETE. “Eu queria que o Lula estivesse aqui para poder ouvir, que esta obra foi assinada em 2013. E, praticamente bancada pelo governo de Goiás. Pois, entramos com quase 80 milhões de reais”, explica.
“Goiás é o primeiro lugar na educação, Goiás é o primeiro lugar na segurança, Goiás é o primeiro lugar na transparência das contas públicas, Goiás é o primeiro lugar hoje em relação a tudo aquilo, que se diz transparência do gasto do dinheiro público. Por isso, é o estado hoje com aprovação de 88%. Essa é a realidade que precisa ficar bem clara aqui, para a população do Brasil todo”, enfatizou Ronaldo Caiado.
“O ministro Jader é um ministro imparcial. Todas as demandas feitas pelo Estado, ele atende porque tem uma postura republicana” disse Caiado sobre Jader Filho.
“A mensagem que trago hoje é que nós precisamos fazer com que mais parcerias como essas de sucesso possam se desenvolver pelo Brasil. Isso, independentemente de quem esteja no governo municipal, no governo estadual, nós não temos que olhar o partido ou a posição política”, disse o ministro, durante a cerimônia.
Jader Filho disse ainda que todos ali precisam olhar na verdade para as pessoas. “Nós temos que cuidar do Rio Meia Ponte, para que ele não morra. Para que esse esgoto que vai ser jogado, seja tratado. Precisamos cuidar das pessoas, das famílias, porque o tratamento de esgoto é sinônimo de saúde. Precisamos dar dignidade às famílias aqui de Goiânia e do Brasil”, complementou.
No discurso anunciou a liberação de R$ 150 milhões em contrato, juntamente, com a prefeitura de Senador Canedo. O investimento será para ampliar o sistema de esgotamento sanitário e também para a ampliação do sistema de abastecimento de água. “Nós temos que tratar das pessoas, nos quatro cantos do Brasil. E foi exatamente por isso, que o presidente Lula lançou o Novo PAC – para levarmos abastecimento de água e tratamento de esgoto para os cidadãos de todo o Brasil”, finalizou.
Sobre a obra
“Essa implementação do sistema de tratamento secundário aqui na ETE Dr. Hélio Seixo de Britto representa um salto de qualidade ambiental para a nossa capital. Em nome de toda a equipe da Saneado, manifesto minha gratidão e honra em participar desse momento, ao lado de lideranças que têm contribuído de maneira decisiva para o fortalecimento da infraestrutura e da qualidade de vida dos Goiás”, afirmou o presidente da Saneago, Ricardo Soavinski.
O efluente tratado pelos decantadores primários, que anteriormente era lançado no Rio Meia Ponte, agora é encaminhado para mais uma etapa, antes de ser devolvido ao corpo receptor. A unidade, que tem capacidade para tratar de 2.290 L/s de efluente, entrou em operação assistida em julho deste ano, com o objetivo de refinar o processo, melhorando a qualidade do tratamento, dia após dia.
O tratamento secundário é totalmente biológico, sem utilização de produtos químicos. Sua estrutura contempla 6 tanques de aeração com volume total de 47 mil m³ de capacidade, 7 sopradores e 20 mil difusores de ar. Estas unidades realizam a injeção de ar no efluente, fornecendo um ambiente ideal para o desenvolvimento de microrganismos aeróbios e a decomposição da matéria orgânica.
Leia também: Lula cancela vinda a Goiânia para inauguração de obra da Saneago; ministro Jader Filho deve representar governo
O post Tratamento secundário da ETE de Goiânia é inaugurado apareceu primeiro em Jornal Opção.