Pane na nuvem da Amazon afeta aplicativos e serviços em todo o mundo
A Amazon Web Services (AWS), divisão de computação em nuvem da Amazon, enfrentou uma pane nesta segunda-feira, 20, que provocou instabilidade e queda de serviços em várias partes do mundo. O apagão afetou mais de 500 empresas que utilizam a infraestrutura da AWS, incluindo aplicativos populares como Snapchat, Paypal, Alexa e os jogos Fortnite e Roblox.
Segundo a empresa, o problema ocorreu na região US-EAST-1, nos Estados Unidos, e gerou “aumento nas taxas de erro e latência em múltiplos serviços”. Em comunicado publicado pouco após as 6h (horário de Brasília), a AWS afirmou ter identificado uma possível causa e disse estar trabalhando para restaurar o sistema.
A falha impactou milhões de usuários, inclusive no Brasil. Plataformas financeiras como Venmo e Chime, além de aplicativos como Lyft e Robinhood, ficaram fora do ar. A corretora de criptomoedas Coinbase e a startup de inteligência artificial Perplexity também relataram paralisações.
“O Perplexity está fora do ar agora. A causa raiz é um problema na AWS. Estamos trabalhando para resolver”, publicou o CEO da empresa, Aravind Srinivas, no X (antigo Twitter). A presidente do Signal, Meredith Whittaker, confirmou que o aplicativo de mensagens também foi afetado.
Além de serviços de terceiros, o próprio site da Amazon, o Prime Video e a assistente virtual Alexa apresentaram instabilidade, segundo registros do Downdetector.
A AWS é líder global no fornecimento de infraestrutura em nuvem e compete com os serviços do Google e da Microsoft. Interrupções em seus servidores costumam ter efeito em cadeia, atingindo empresas, governos e usuários que dependem de sua estrutura digital.
Leia também: Manutenção surpresa deixa usuários de TVs Samsung sem acesso a aplicativos
O post Pane na nuvem da Amazon afeta aplicativos e serviços em todo o mundo apareceu primeiro em Jornal Opção.