Добавить новость
smi24.net
World News in Portuguese
Январь
2026
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Venezuela é pauta de reunião do Conselho de Segurança da ONU

0

O Conselho de Segurança das Nações Unidas se reúne nesta segunda-feira, 5, para discutir a operação dos Estados Unidos que capturou o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro e a esposa, Cilia Flores. O encontro será em Nova York e está previsto para acontecer às 12h – horário de Brasília.

A solicitação da reunião foi feita por Gustavo Petro, presidente da Colômbia, que tem acumulado embates com o presidente norte-americano, Donald Trump. Tanto o Brasil e a Argentina participarão do encontro, porém sem direito a voto.

Pelas regras da ONU, além dos membros permanentes do conselho: China, França, Rússia, Reino Unido e Estados Unidos, a Somália, que preside o colegiado em janeiro, tem direito a voto. A Colômbia é a representante da América do Sul no atual período.

O Brasil será representado pelo embaixador Sérgio Danese, que solicitará a palavra durante a sessão, embora o país não seja membro permanente do Conselho. Segundo interlocutores do Itamaraty, não haverá mudança na posição brasileira em relação à ação dos EUA contra a Venezuela.

A reunião ocorre após um encontro extraordinário da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac). Na ocasião, o chanceler venezuelano Yván Gil classificou a operação que capturou Maduro, no último sábado, 3, como “criminosa” e pediu aos países-membros que exijam a liberação do chavista.

Ataque dos EUA e captura de Maduro

Os Estados Unidos atacaram, no último sábado, 3, diversas regiões da Venezuela. O presidente norte-americano, Donald Trump, capturou o presidente Nicolás Maduro e a esposa dele, Cilia Flores.

Maduro passou a ser o principal alvo das ameaças de Trump. Isso porque o presidente da Venezuela é apontado como chefe do Cartel de los Soles — grupo recentemente classificado pelos EUA como organização terrorista internacional.

Nicolás Maduro está detido no Centro de Detenção Metropolitano do Brooklyn, em Nova York, conhecido como “a prisão dos famosos”. No local, o presidente da Venezuela permanecerá enquanto aguarda julgamento por narcoterrorismo e tráfico internacional de drogas.

Relação do Brasil e da França com a Venezuela

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nas redes sociais que a operação dos EUA “ultrapassa uma linha inaceitável” e remete “aos piores momentos da interferência na política da América Latina e do Caribe”. Além de ameaçar a preservação da região como zona de paz.

A posição contrasta com a da França. O presidente Emmanuel Macron, aliado do petista, declarou que “o povo venezuelano está hoje libertado da ditadura de Nícolas Maduro e não pode senão celebrar”,  além de afirmar que o país europeu pode apoiar um processo de transição política.

Leia também:

Entenda as raízes históricas da tensão entre Estados Unidos e Venezuela

Saiba o que ficou destruído na Venezuela durante operação dos EUA que capturou Maduro

O post Venezuela é pauta de reunião do Conselho de Segurança da ONU apareceu primeiro em Jornal Opção.















Музыкальные новости






















СМИ24.net — правдивые новости, непрерывно 24/7 на русском языке с ежеминутным обновлением *