Júpiter poderá ser visto a olho nu neste sábado; saiba como
Amantes da astronomia terão uma oportunidade rara no céu noturno neste sábado, 10: o planeta Júpiter, o maior do sistema solar — estará visível a olho nu e mais brilhante do que em qualquer outro momento de 2026.
Segundo a NASA, o espetáculo acontece graças ao fenômeno conhecido como oposição, que ocorre quando a Terra fica entre o Sol e outro planeta. Nesse alinhamento, Júpiter não só surge mais próximo da Terra como reflete mais luz solar, tornando-se um dos astros mais luminosos no céu noturno do ano.
O gigante gasoso poderá ser facilmente identificado olhando para o leste após o pôr do sol, especialmente na direção da constelação de Gêmeos. Mesmo sem binóculos ou telescópio, ele deve se destacar como um ponto intenso de luz entre as estrelas.
Para quem quiser aprofundar a observação, instrumentos ópticos simples podem revelar ainda mais detalhes: com binóculos, é possível identificar as quatro maiores luas de Júpiter, e telescópios mais potentes podem mostrar as faixas de nuvens que caracterizam sua atmosfera.
Astrônomos amadores recomendam céu claro e pouca iluminação artificial para aproveitar ao máximo o fenômeno — que promete ser um dos destaques astronômicos de 2026.
Leia também:
Sistema solar tem novo ‘morador’ vindo de fora; entenda o que é o Oumuamua
O post Júpiter poderá ser visto a olho nu neste sábado; saiba como apareceu primeiro em Jornal Opção.
