Добавить новость
smi24.net
World News in Portuguese
Январь
2026
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Acordão no Norte: Eronildo Valadares pode apoiar Eudes Araújo para deputado e vice-versa

0

O ex-prefeito de Porangatu Eronildo Valadares e o prefeito de Novo Planalto, Eudes Rodrigues de Araújo (MDB, mas a caminho de um partido menor), são pré-candidatos a deputado estadual. Mas firmaram um acordo.

Aquele que estiver melhor, avaliado em pesquisa (séria) de intenção de voto, será o candidato. Então, Eronildo Valadares pode apoiar Eudes Araújo e este pode apoiar aquele.

Novo Planalto tem menos eleitores do que Porangatu. Ainda assim, Eudes Araújo, até por ser prefeito, tem mais presença política na região Norte. Ele mantém contatos frequentes com prefeitos de várias cidades e alguns deles tendem a apoiá-lo.

Eronildo Lopes Valadares: empresário e ex-prefeito de Porangatu | Foto: Reprodução/Facebook

Márcio Luís da Silva

O empresário e advogado Márcio Luís da Silva — ligado ao vice-governador Daniel Vilela — também planeja ser candidato a deputado estadual. Inicialmente, acreditou-se que poderia compor politicamente com a prefeita de Porangatu, Vanuza Valadares, mulher de Eronildo Valadares.

Márcio Luís da Silva: presidente da Facieg e advogado | Foto: Divulgação

Mas tudo indica que Márcio Luís da Silva não terá o apoio nem de Vanuza Valadares nem de Eronildo Valadares. Exatamente por causa da possível candidatura de Eronildo Valadares.

O grupo de Eronildo Valadares avalia que, se Márcio Luís da Silva for eleito deputado, então será candidato a prefeito em 2028. Por isso, no lugar de contribuir para seu fortalecimento, planeja enfraquecê-lo — daí a possível candidatura do ex-prefeito.

Valmir Pedro e Maria Abadia Martins

Uruaçu, outra cidade do Norte goiano, terá ao menos dois candidatos a deputado estadual — o ex-prefeito Valmir Pedro, do PSDB, e a vice-prefeita Maria Abadia Martins da Costa, do pP.

Bia Martins, vice-prefeita de Uruaçu | Foto: Ascom

Maria Abadia — Bia — conta com o apoio do prefeito Azarias Machadinho, do MDB. Noutras palavras, a máquina estará ao seu lado.

Valmir Pedro deixou a prefeitura com desgaste intenso, mas é um profissional da política.

Valmir Pedro: desgaste do ex-prefeito é alto | Foto: Fernando Leite/Jornal Opção

O Norte não tem cidades com mais de 40 mil eleitores. Então, seus políticos têm dificuldades nas eleições. Raramente passam de 20 mil votos. Mas Porangatu já teve alguns deputados estaduais — como Carlos Rosemberg, Júlio da Retífica e Vanuza Valadares. Mas nenhum deles com votação expressiva.

A invasão da “legião estrangeira” no Norte

Os candidatos nortenses enfrentam divisões internas — ou seja, em seus próprios municípios — e a chamada “invasão estrangeira”. Candidatos de vários outros municípios operam nas cidades do Norte. A deputada estadual Vivian Naves — do pP, mas a caminho do Republicanos — é de Anápolis, mas terá estrutura de apoio em Porangatu.

Vivian Naves terá escritório político em Porangatu | Foto: Divulgação

Por isso, o acordo entre Eronildo Valadares e Eudes Araújo é estrategicamente correto. A aliança vai fortalecer aquele que for o candidato. Há quem acredite que o líder de Porangatu acabará por apoiar o líder de Novo Planalto — que estaria com mais apetite pela disputa.

Eudes Araújo disse ao Jornal Opção que chegou a conversar com Márcio Luís da Silva a respeito da possibilidade de um acordão geral. Mas o presidente da Facieg não quis.

Ao Jornal Opção, Márcio Luís da Silva disse que não pode fazer acordo que não tem condições de cumprir. Prefere dizer a verdade a tergiversar ou iludir as pessoas. (E.F.B.)

O post Acordão no Norte: Eronildo Valadares pode apoiar Eudes Araújo para deputado e vice-versa apareceu primeiro em Jornal Opção.















Музыкальные новости






















СМИ24.net — правдивые новости, непрерывно 24/7 на русском языке с ежеминутным обновлением *