Vigilância Sanitária de Anápolis proíbe venda de lotes específicos de fórmulas infantis da Nestlé
A Prefeitura de Anápolis, por meio da Vigilância Sanitária de Anápolis, informa que está proibida a venda, distribuição e utilização de lotes específicos de fórmulas infantis fabricadas pela Nestlé Brasil Ltda., conforme determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), por meio da Resolução nº 32/2026.
A medida é preventiva e foi adotada devido ao risco de contaminação pela toxina cereulide, produzida pela bactéria Bacillus cereus, que pode causar vômitos persistentes, diarreia e letargia, especialmente em crianças.
Os lotes afetados incluem produtos das marcas Nestogeno, Nan Supreme Pro, Nanlac Supreme Pro, Nanlac Comfor, Nan Sensitive e Alfamino, fabricados em uma unidade localizada na Holanda (veja todos ao final da matéria). A empresa já iniciou o recolhimento voluntário e global dos produtos. Os demais lotes não foram afetados.
A orientação às famílias é que verifiquem o número do lote no rótulo das fórmulas infantis em posse. Caso seja identificado lote proibido, o produto não deve ser utilizado. O consumidor deve entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) da Nestlé para orientações sobre troca ou devolução.
Se a criança apresentar sintomas após o consumo, é fundamental buscar atendimento médico imediatamente, levando a embalagem do produto, se possível. Em situações de urgência ou emergência, a criança deve ser encaminhada à UPA Pediátrica.
Ao longo desta semana, a Vigilância Sanitária de Anápolis intensificará ações preventivas e fiscalizações em farmácias, supermercados e estabelecimentos que comercializam fórmulas infantis, a fim de garantir o cumprimento da determinação e proteger a saúde da população.
A Prefeitura reforça que denúncias ou dúvidas podem ser encaminhadas à Vigilância Sanitária Municipal pelo e-mail visa@anapolis.go.gov.br ou pelo telefone (62) 98489-7090.
O post Vigilância Sanitária de Anápolis proíbe venda de lotes específicos de fórmulas infantis da Nestlé apareceu primeiro em Jornal Opção.
