Comurg retira 32 toneladas de resíduos em força-tarefa após fortes chuvas
A Prefeitura de Goiânia intensificou os serviços de limpeza urbana após a chuva registrada nesta terça-feira, 13. A ação, executada pela Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), resultou na retirada de 32 toneladas de resíduos, entre lixo doméstico, galhadas, lama e objetos descartados irregularmente. O objetivo foi reduzir os impactos do grande volume de água e evitar alagamentos em pontos críticos da capital.
Os trabalhos se concentraram, principalmente, no Córrego Palmito e no Córrego Taquaral, além de áreas próximas a pontes e vias onde o acúmulo de resíduos compromete o escoamento da água. Outras frentes também atuaram em diferentes regiões da cidade, com foco em desobstrução de bocas de lobo e limpeza do asfalto.
Segundo a porta-voz da Comurg, Hacksa Oliveira, a mobilização imediata faz parte de um trabalho que já vem sendo realizado de forma permanente, especialmente no período chuvoso. “A Comurg já está mobilizada há algum tempo. A limpeza de córregos e a remoção de entulhos fazem parte do nosso dia a dia. Desde o final do ano passado, intensificamos o preparo para o período de chuvas e mantemos equipes de prontidão para agir de imediato”, explicou ao Jornal Opção.
Ela afirmou que a atuação emergencial desta madrugada seguiu um planejamento prévio. “Temos os córregos mapeados e sabemos quais pontes têm manilhas e demandam atenção especial, porque com a correnteza o lixo se acumula muito. A gente precisa agir rápido para retirar esses resíduos e permitir que a água flua”, afirmou. De acordo com Hacksa, as equipes da companhia operam em regime de 24 horas, com turnos noturnos, matutinos e vespertinos.
Sobre o volume recolhido, a porta-voz esclareceu que, apesar de chamar a atenção, está dentro do padrão observado após chuvas intensas. “Diariamente, em ações de limpeza dentro dos córregos, chegamos a retirar cerca de 500 quilos de resíduos. Com uma chuva volumosa, como essa, o número sobe. Foram 32 mil quilos retirados de apenas dois pontos, o que inclui também lama”, disse. Entre os materiais encontrados, há desde plásticos e madeiras até colchões, fogões e vasos sanitários.
Além das ações emergenciais, a Comurg tem reforçado medidas preventivas para reduzir os impactos das chuvas. Segundo Hacksa Oliveira, uma das principais frentes é a poda preventiva de árvores. “Só em 2025, fechamos o ano com mais de 107 mil podas preventivas. Isso ajuda a evitar a queda de galhos com vento forte e reduz riscos à população”, explicou.
Outras medidas incluem o reforço da roçagem de canteiros centrais, o aumento das equipes de varrição, especialmente em vias com muitos bueiros e declives, e o atendimento a demandas encaminhadas pela Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) para substituição de árvores com risco de queda.
“É um conjunto de ações para que a chuva venha e cause o menor impacto possível na organização da cidade”, concluiu a porta-voz. Em casos de emergência, como queda de árvores, a orientação é que a população acione a Comurg pelo aplicativo Gyn 24h.
Leia também
Chuvas expõem gargalos históricos em Goiânia e reacendem debate sobre arborização urbana
O post Comurg retira 32 toneladas de resíduos em força-tarefa após fortes chuvas apareceu primeiro em Jornal Opção.
