Добавить новость
smi24.net
World News in Portuguese
Январь
2026
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28
29
30
31

MPGO questiona cortes de árvores em Goiânia e órgãos municipais rebatem críticas

0

Após as recomendações do Ministério Público de Goiás (MPGO) sobre a poda e corte de árvores em Goiânia, a Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) afirmou que as autorizações seguem critérios técnicos, mas que analisará o documento recebido. Já a Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) negou ter feito cortes indiscriminados sem autorização da Amma e disse que suas ações tiveram respaldo técnico. A empresa pública também informou que cumprirá a decisão judicial, mas irá recorrer.

Em nota, a Amma afirmou que todos os pedidos de poda, supressão e substituição de árvores passam por avaliação técnica prévia. “São precedidos de avaliação técnica do estado fitossanitário dos exemplares e de parecer técnico emitido pela Amma, conforme critérios ambientais, urbanísticos e legais”, afirmou. O órgão ainda destacou que os processos são públicos, incluindo registros técnicos das ações e compensações.

Sobre a recomendação expedida pelo MPGO, a agência informou que o documento será analisado tecnicamente e que as providências cabíveis serão adotadas. Já a Comurg discorda da citação de que realiza o corte indiscriminado de árvores e intervenções sem autorização.

“As ações executadas na Marginal Botafogo integraram rotinas operacionais regulares e foram fundamentadas em laudo técnico emitido pelo órgão ambiental municipal. A Companhia ressalta que não houve supressão generalizada de vegetação fora dos parâmetros legais nem atuação sem respaldo institucional”, afirmou a empresa pública.

A companhia também informou que cumprirá integralmente a decisão liminar obtida pelo MPGO, ao mesmo tempo em que apresentará recurso, por entender que há divergências na interpretação dos fatos e na dimensão das atividades executadas. Paralelamente, anunciou a intenção de propor o aprimoramento dos fluxos de trabalho relacionados à arborização urbana, com a criação de um novo protocolo operacional.

Leia também: Prefeitura de Goiânia remove árvores sibipirunas na T-38

O post MPGO questiona cortes de árvores em Goiânia e órgãos municipais rebatem críticas apareceu primeiro em Jornal Opção.















Музыкальные новости






















СМИ24.net — правдивые новости, непрерывно 24/7 на русском языке с ежеминутным обновлением *