Добавить новость
smi24.net
World News in Portuguese
Февраль
2026
1 2 3 4 5 6 7 8 9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28

Em Salvador e com presença de goianos, Lula dá a largada para tentar reeleição em clima de guerra

0

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), celebrou no último sábado, 7, os 46 anos do Partido dos Trabalhadores (PT) e deu início à articulação pública de sua pré-candidatura à reeleição, durante evento realizado em Salvador, na Bahia.

A escolha da capital baiana se explica pelo peso político do estado para a legenda. Nas eleições gerais de 2022, Lula obteve mais de 4 milhões de votos na Bahia. Além disso, o Nordeste é considerado o principal reduto eleitoral do partido, que atualmente governa quatro estados da região, embora enfrente desgaste político em áreas sensíveis, como a segurança pública.

Em seu discurso, o presidente afirmou estar mais “motivado” para disputar a reeleição aos 80 anos do que em eleições anteriores, classificando o momento atual como o melhor de sua trajetória política.
“Se preparem, porque nós vamos ganhar essas eleições e governar, com nossos aliados, por mais quatro anos”, disse.

O evento também serviu como um recado à militância e às lideranças partidárias sobre o ambiente eleitoral de 2026. Lula sinalizou uma mudança de postura ao declarar o “fim do Lulinha Paz e Amor” e afirmou que atuará diretamente na disputa pela opinião pública. “Essa eleição vai ser uma guerra e nós vamos ter que estar preparados. Temos que ser mais duros, porque eles são. Não podemos ficar quietinhos. Não tem mais essa de Lulinha Paz e Amor”, afirmou.

O presidente também pediu que militantes e dirigentes enfrentem o que classificou como “mentiras” e “fake news” disseminadas pela extrema-direita. Ao mesmo tempo, defendeu a construção de um projeto de governo que vá além de políticas de transferência de renda, como o Bolsa Família. “Precisamos apresentar um projeto que desperte nas pessoas a expectativa de que é possível construir um outro país”, declarou.

O encontro reuniu lideranças nacionais do partido, como o presidente do PT, Edinho Silva, e a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, além de dirigentes regionais. Entre eles, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, presidente estadual da legenda, e a deputada Adriana Accorsi, presidente do PT em Goiás.

Também participaram do evento os vereadores goianienses Edward Madureira e Kátia Maria. Em Goiás, o PT ainda não definiu chapas, alianças ou pré-candidaturas, mantendo em aberto os nomes que poderão disputar o governo estadual em 2026.

Leia também:

Edinho cobra definição, e PT de Goiás avalia lançar nome inédito ao governo para preservar chapa de deputados

Adriana Accorsi vai a Salvador com o PT enquanto Goiás segue sem definição para o governo

O post Em Salvador e com presença de goianos, Lula dá a largada para tentar reeleição em clima de guerra apareceu primeiro em Jornal Opção.















Музыкальные новости






















СМИ24.net — правдивые новости, непрерывно 24/7 на русском языке с ежеминутным обновлением *