14 retratos que mostram como a ansiedade realmente é
Não é tão simples quanto aquela típica foto de arquivo.
Quando você lê uma matéria sobre ansiedade, na maioria das vezes ela é ilustrada com uma foto como esta:
Um retrato acinzentado de alguém com as mãos na cabeça, roendo as unhas ou com o nervosismo estampado no rosto. No entanto, a verdade é que muitas pessoas com transtorno de ansiedade parecem perfeitamente normais, ao menos superficialmente, enquanto lutam contra os seus sintomas.
Gawrav Sinha / Getty Images
"Eu meio que estou pairando, me vendo à distância."
"Quando minha ansiedade fica muito, muito ruim, isso geralmente leva a uma dissociação, em que minha mente e meu corpo aparentemente se separam. Eu estou lá, mas não estou presente. Eu meio que estou pairando, me observando à distância, e isso foi algo que aconteceu na minha formatura. Eu estava muito nervosa com tudo e (como de costume) sentia que, de alguma maneira, não merecia aquilo."
– Maggy van Eijk, BuzzFeed
Maggy van Eijk
"É cansativo ter de lidar com meu próprio cérebro, sempre tentando me convencer que algo está errado."
"Essa foto foi tirada durante as férias que passei com minha família na Europa. Eu parecia feliz e normal, mas, na verdade, quase todas as noites chorava no chuveiro. É cansativo ter de lidar com meu próprio cérebro, sempre tentando me convencer que algo está errado, e não conseguir afastar esses pensamentos.
As pessoas dizem que sou calada e fechada. Não. Eu quero desesperadamente fazer amigos, mas multidões me assustam. Estranhos são assustadores. E, quando rola um ataque de pânico, parece que o mundo todo está em movimento e eu fico imóvel, esperando que isso passe, em um banheiro ou em uma esquina. É muito ruim não poder controlar seus pensamentos e seu corpo quando todos esperam que eles lhe obedeçam."
– poonc