Мы в Telegram
Добавить новость
smi24.net
Publico
Декабрь
2017

Новости за 24.12.2017

Saiba por onde andou este ano

Publico 

Há um serviço do Google que lhe mostra, dia após dia, todos os sítios por onde passou. Não é novo, mas pode passar despercebido.

O que quer Kim Jong-un de 2018?

Publico 

O ano que acaba foi trespassado pela crise aberta pelos ensaios nucleares norte-coreanos. O líder de Pyongyang traçou uma estratégia de sobrevivência e não dá sinais de querer abdicar dela. Mas há quem diga que é insustentável 2018 ser a continuação de 2017.

Pode mudar o mundo a partir do seu smartphone

Publico 

Ajudar não devia ser difícil — com a Internet, chatbots e aplicações móveis, é cada vez mais fácil dar tempo e energia a boas causas a partir do conforto do sofá. Kirthi, Filipa e Vítor são exemplos de quem já é voluntário em frente ao ecrã.

2017, o ano da mulher em série(s)

Publico 

O clima social e político fabricou novas armas e as mulheres ganharam mais direitos na ficção televisiva num ano em que a posição social da mulher foi, precisamente, um dos grandes debates culturais. E toda esta coragem fará a diferença?

Trabalhar no Natal? Sim, com todo o gosto

Publico 

A solidão, o voluntarismo, o sentido de missão. O não achar piada ao Natal. Às vezes uma mistura de tudo isto e muito mais. “Claro que no dia 25 é Natal, mas no dia 30 há uma renda para pagar." Um motorista de táxi, uma enfermeira, um consultor informático e um bombeiro explicam porque costumam escolher trabalhar nesta altura.

Uma selfie em cada esquina

Publico 

Já todos vimos a fotografia pelo menos uma vez na vida: por trás do enorme capacete pintado com a bandeira dos Estados Unidos de Manhattan e Silicon Valley, a Terra e a Lua tentam espreitar por cima do ombro do comandante Johnson



Ernestina e “os lutos inacabados do império”

Publico 

Durante os primeiros seis anos da guerra colonial, o Estado só pagava o regresso de militares vivos. Permanecem até hoje enterrados em África cerca de 1500 corpos. Muitas famílias já os esqueceram, algumas ainda não. A arqueóloga Conceição Vitoriano Maia foi à Guiné desenterrar o irmão. Otília Gonçalves só quer trazer “o mano” de Angola.

A guerra contra o Papa Francisco

Publico 

A sua modéstia e humildade fizeram dele uma figura popular por todo o mundo. Mas, dentro da Igreja, as suas reformas têm enfurecido os conservadores e provocado uma revolta. O homem que há precisamente uma semana fez 81 anos e vive com apenas um pulmão, é o primeiro Papa não europeu dos tempos modernos e tem neste momento em mãos uma Igreja dividida. Um dos seus mais ferozes críticos, o cardeal Burke, é o mesmo que serviu de inspiração a uma série de proeminentes figuras laicas de direita nos Estados Unidos... Читать дальше...

Hipermercados combatem desperdício

Publico 

Das três grandes cadeias contactadas pelo PÚBLICO, todas têm estratégias contra o desperdício, com resultados contabilizados.

Ir ao restaurante e levar os restos para casa ajuda a combater a seca

Publico 

Combater o desperdício alimentar é mais do que não deitar comida ao lixo: ajuda a controlar o desgaste do solo, as emissões de CO2, a mão-de-obra, a água. Há uma Estratégia Nacional de Combate ao Desperdício que acabou de ser entregue ao Governo. Falta uma semana para ser posta em prática.

Roberta Sudbrack ficou mais feliz sem estrela Michelin

Publico 

Há exactamente um ano, e sem anúncio prévio, a premiada chef brasileira fechou o seu restaurante no Rio e decidiu dedicar-se à comida de rua. Quis aproximar-se dos clientes e deixar de se sentir “triste”.

Rio ou Santana: quem está mais próximo de Marcelo?

Publico 

O perfil executivo, a racionalidade e sobretudo o rigor do ex-presidente da Câmara do Porto casam bem com Marcelo, defendem uns; os dons de oratória do ex-provedor da Santa Casa e a sua relação afectuosa com as pessoas aproximam-no do actual Presidente, assinalam outros.

Palavras, expressões e algumas irritações: correio

Publico 

“Correio” e “carteiro” confundem-se nas definições. Nos incêndios de Pedrógão, os carteiros foram fundamentais na procura de vítimas. Transformaram-se em “GPS” da protecção civil por conhecerem os caminhos, as casas e as pessoas. Mas os CTT têm é de se preocupar em "ter mais 45 milhões de euros nos resultados operacionais" a partir de 2020.

Há muita gente que já deu a volta e ninguém se suicidou

Publico 

A circunstância de na zona de Pedrógão existir já antes da tragédia uma resposta de saúde mental montada foi decisiva para que as consequências não fossem piores, diz o presidente da comissão de acompanhamento das populações afectadas pelos incêndios, António Leuschner.

A pinga natalícia

Publico 

A loja onde compra a jeropiga é do outro lado da rua. Às vezes não tem paciência para acumular o capital necessário e compra uma cerveja intercalar.





СМИ24.net — правдивые новости, непрерывно 24/7 на русском языке с ежеминутным обновлением *