Мы в Telegram
Добавить новость
smi24.net
Publico
Апрель
2021

Новости за 25.04.2021

A Avenida da Liberdade voltou a encher-se de cravos. Mas também de máscaras

Publico 

O 47.º aniversário do 25 de Abril foi novamente celebrado com o Parlamento de portas fechadas e com uma cerimónia (quase) reduzida a mínimos. A alegria estaria reservada para a Avenida da Liberdade que voltou a ser o palco das celebrações em Lisboa, com o regresso do tradicional desfile.



Património cultural em conflito: da violência à reparação

Publico 

A professora da Universidade de Cambridge Dacia Viejo Rose investiga a forma como o património molda a nossa compreensão do mundo e determina o nosso lugar neste. “O património cultural pode ser um veículo de transmissão de raiva e de ressentimento ao longo de gerações, ao monumentalizar a violência do passado e legitimar os seus legados.”

Intoxicar a opinião pública

Publico 

Querem-nos fazer acreditar que o mundo está a ser varrido por uma onda de choque que já se teria tornado dominante e que deseja censurar tudo à sua passagem, o que só pode provocar sorrisos.

Borderline: as emoções à solta e a fazerem o que querem do corpo

Publico 

Impulsividade, automutilação, oscilações de humor e crises de identidade. O transtorno de personalidade borderline pode parecer “uma chuva de defeitos”, mas há pessoas que mostram o contrário. Desmistificar a doença é uma luta antiga e ganhou embalo durante a pandemia – seja em dicionários seja nas escolas.

A liberdade tem um gosto de maçã

Publico 

O menino que foi castigado por subir a uma árvore e apanhar maçãs foi o avô que me ensinou que, custe o que custar, o mais importante é sermos livres.

A maldição das imagens coloniais

Publico 

A insistência em repetir que a guerra colonial carece de registos visuais tende a desprezar o facto de que a imprensa portuguesa a apresentou ao público com a maior das campanhas de imagens de choque. E isto foi determinante na forma como o conflito foi travado, narrado e como viria a ser relembrado. Foram precisos 60 anos, e apenas uma fotografia em sentido contrário, para que se questionasse esta exposição.

Neste Candelabro brilha o exemplo de Aristides de Sousa Mendes

Publico 

O heróico consul de Bordéus é homenageado numa exposição que inaugura dia 25 de Abril no Museu Nacional Resistência e Liberdade, em Peniche. “Aristides foi um resistente e todas as pessoas que sofreram aqui sob o regime de Salazar são também resistentes”, diz ao PÚBLICO o neto Gerald Sousa Mendes.





СМИ24.net — правдивые новости, непрерывно 24/7 на русском языке с ежеминутным обновлением *