Мы в Telegram
Добавить новость
smi24.net
Publico
Май
2022
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24
25
26
27 28 29 30 31

Новости за 08.05.2022

Covid-19. Xangai aperta confinamento que dura há mais de um mês

Publico 

As autoridades de Xangai estão a tentar reduzir para zero o número de casos fora das zonas que enfrentam os constrangimentos mais rígidos. As restrições deverão continuar até ao fim de Maio por causa do receio de um novo aumento de casos, embora os números estejam a descer.

Faróis: um bem cultural

Publico 

O leitor Camilo Sequeira visitou o Farol da Barra, em Ílhavo, o mais alto de Portugal, e lamenta o estado em que se encontra. Degradado, mal aproveitado e ignorado como potencial gerador de benefícios financeiros e culturais.

CX-60, o novo navio-almirante da Mazda

Publico 

A Mazda não se coíbe em declarar que o CX-60, que passará a estar no topo da sua gama, se trata do seu mais relevante lançamento em mais de uma década. Daí pegar em alguns pré-produção que, com todos os constragimentos inerentes, nos permitiram testar o caminho escolhido.



A curcuma merece toda a fama que tem?

Publico 

A curcuma é um pigmento presente no açafrão da Índia, mas cujo efeito na saúde depende muito da capacidade de ser absorvido, algo que não acontece quando ingerimos esta especiaria de forma isolada ou em qualquer preparação culinária.

Mocambo, o antigo bairro africano de Lisboa, ainda “está dentro de nós”

Publico 

Na zona que hoje se conhece como Madragoa, nasceu, há 600 anos, o primeiro bairro africano de Lisboa e da Europa. O Bairro do Mocambo mostra que a história da capital não é apenas branca, mas foi-se perdendo na memória. Agora, há quem tente recuperar esta herança africana — e lhe dê novos horizontes.

John Lee eleito novo chefe do executivo de Hong Kong

Publico 

Votação teve uma taxa de participação de 97,7%. Lee foi secretário para a Segurança no executivo da chefe do executivo cessante e supervisionou as operações policiais para pôr fim aos protestos antigovernamentais que abalaram a cidade em 2019.

Palcos da semana

Publico 

Lisboa de casas abertas e com muitas marionetas, o Porto (e outras cidades) a fazer mais um FITEI, Lourinhã entre livros e, nos coliseus, 30 anos de Tindersticks.

A violência invisível

Publico 

Tendemos a supervalorizar a violência física, encarando-a como um corte no quotidiano, e somos tantas vezes cegos por conveniência da invisível, regular, imaterial ou sistémica.

Bella ciao

Publico 

Nos últimos meses, tenho pensado e lido muito sobre mulheres e o seu papel e, nas últimas duas semanas, dediquei-me especialmente a conhecer histórias de mulheres ucranianas que escolheram ficar e lutar.

Arte no estaleiro: “Seu Claudino, sabe o que é a utopia?”

Publico 

Num estaleiro de obra em Guimarães, um artista brasileiro desafia os operários a olharem para os objectos de trabalho, para o lixo — e para o mundo — de uma outra forma. Num cenário improvável, a arte pode ajudar à saúde mental. A utopia nunca anda longe daqui.

Questiúnculas parasitas

Publico 

invasão russa da Ucrânia é apenas um pretexto para os pequeninos dos portugueses, estacionadinhos na praia mais periférica da Europa, andarem a brincar às guerrinhas entre direitas e esquerdas, fingindo que é o futuro da civilização ocidental que está em jogo.

O direito à justiça em tempo útil

Publico 

Processos escandalosamente antigos têm prioridade. É essencial. Mas é preciso garantir que isso não atrasa os mais recentes.

Lilia Schwarcz: “No Brasil, a sensação é que ainda não demos o grito de ‘independência ou morte’”

Publico 

Este é um ano carregado de efemérides para o Brasil. É também um ano de eleições. Quando passam 200 anos da independência de Portugal, que Brasil existe? Quais as perguntas que devem ser feitas para incomodar consciências nos dois lados do Atlântico? Aqui fala-se de trauma, de desigualdade, da procura do tal grito emancipatório. Com a historiadora Lilia Schwarcz fica um convite ao desconforto como modo de enfrentar o que aí vem para que não se fique pelo vazio da efeméride.

Bons pastores

Publico 

Repetir que o ser humano concreto, em todas as suas coordenadas, é o primeiro caminho da Igreja ou acusar a Igreja de atraiçoar o seu próprio programa não leva a lado nenhum.

A Europa necessita, mais do que nunca, de ter ambição

Publico 

A tentação da maioria dos governos europeus será, talvez, insistir em que as instituições europeias têm sabido responder com eficácia e rapidez à crise ucraniana, retirando urgência a qualquer reforma profunda ou refugiando-se nos seus interesses mais imediatos.





СМИ24.net — правдивые новости, непрерывно 24/7 на русском языке с ежеминутным обновлением *