Мы в Telegram
Добавить новость
smi24.net
Expresso
Март
2023

Fundador da associação de vítimas dos abusos sexuais na Igreja: “A vergonha que a tenham eles, a nós compete-nos a coragem”

0
Fundador da associação de vítimas dos abusos sexuais na Igreja: “A vergonha que a tenham eles, a nós compete-nos a coragem”

António Grosso “graças a Deus” é ateu. “Foi graças a tudo o que me fizeram em nome de Deus que me tornei ateu”, conta um dos três fundadores da associação de vítimas e sobreviventes dos abusos sexuais na Igreja. Tinha apenas dez anos quando entrou no seminário, em Santarém, e o inferno começou. “[O padre] apertava-me, apalpava-me, enfiava-me a língua pela garganta dentro e depois dizia-me: ‘Vamos lá acabar com a marmelada que está na hora da oração’”, recorda. Um ano e meio depois foi expulso por ser uma “má companhia” para os colegas e foi parar ao colégio interno Refúgio da Mãe do Céu, na Cova da Iria. “O pedófilo era muito pior e os maus-tratos eram de elevada dureza. Era um homem sádico, tinha prazer em ver sofrer”, lembra António. Atualmente, aos 70 anos, garante: “Nunca me irei calar. Impróprio não é lembrar, impróprio é deixar esquecer”











СМИ24.net — правдивые новости, непрерывно 24/7 на русском языке с ежеминутным обновлением *