Мы в Telegram
Добавить новость
smi24.net
Publico
Декабрь
2020

Новости за 03.12.2020

A pandemia e a sombra de uma crise política… ou também de regime?

Publico 

Entre números preocupantes de infetados, internados e mortos – a que se somarão, em breve, o exponencial aumento do desemprego e uma dificílima execução orçamental –, em que ponto vai tudo isto deixar a estabilidade do nosso sistema político-partidário, cuja ameaça de fratura ou fragmentação não deve ser desprezada?

Joacine Katar Moreira condiciona a indústria portuguesa

Publico 

A escassez de terras raras no mercado internacional, aliada ao estrangulamento de exportações que a China passou a impor, desde 13 de Outubro de 2020, poderá gerar um novo conflito económico em larga escala.

A urgência da habitação pública

Publico 

Em Portugal, o parque habitacional público representa apenas 2% da oferta global de habitação, valor muito abaixo do que se observa noutros países europeus.

Governo admite apoio a fundo perdido para as rendas comerciais

Publico 

Medida destina-se aos estabelecimentos comerciais com porta para a rua. Ministro da Economia não deu mais informação. Confederação do comércio pedia redução de 50% nas rendas e compensação dos proprietário através da isenção da taxa liberatória de 28%.



Lisboa, alojamento local e renda acessível: do wishful thinking à realidade

Publico 

Não é possível pensar uma solução política que implica a adesão voluntária de um determinado grupo de pessoas – neste caso, os agentes do Alojamento Local que, como também percebemos deste inquérito, não são na sua maioria grandes especuladores do imobiliário, mas sim pequenos titulares – sem compreender as suas motivações e desmotivações para o fazer.

“Deixem-no entregue à sua sorte”

Publico 

Falar do Montepio é falar da corrupção que corrói o país e que se alimenta do esquecimento. Miguel Sousa Tavares, esquecido, confunde ovelhas e lobos obscurecendo um dos maiores escândalos políticos nacionais da última década.

Princípios e pragmatismo

Publico 

Fazer contatos, como António Costa fez, para flexibilizar os principios do Estado de Direito na relação com a matéria orçamental, a favor da necessidade que o Governo português tem de injetar liquidez na economia, aliando-se a países que têm erodido o modelo democrático europeu, é muito grave.

E ao vilão dá-se a vara prá mão

Publico 

Com esta ligação entre duas coisas que devem ser tratadas em separado, a “bazuca” fica refém da Hungria e da Polónia que, em vez de punidos, são premiados e ganham espaço negocial. O oposto do que se pretendia.

Confinar com os livros

Publico 

Leiam também o Eduardo Lourenço, que está vivo nos seus livros. Desejo Festas Felizes e um Ano Novo melhor do que este que agora termina.

8. A deriva iliberal e autoritária

Publico 

Há uma deriva iliberal no berço da democracia liberal e da modernidade. Mas essa deriva não pode ser explicada exclusivamente pela crise dos sistemas políticos.

“Pôr-se ao fresco” e outros achados de filosofia política

Publico 

Sim, é provável que o Bloco seja penalizado nas próximas eleições – desde já nas presidenciais. As autárquicas não contam, porque o BE é irrelevante do ponto de vista autárquico. Mas no futuro não se sabe – e ser constantemente humilhado pelo parceiro de “geringonça” também não é um grande currículo pré-eleitoral.

Meio ano de castigo

Publico 

Andam angustiados os britânicos que têm uma segunda casa na União Europeia.





СМИ24.net — правдивые новости, непрерывно 24/7 на русском языке с ежеминутным обновлением *