Мы в Telegram
Добавить новость
smi24.net
Publico
Февраль
2021

Новости за 26.02.2021

Mensagem a uma jovem investigadora recém-doutorada

Publico 

Nunca te irão dizer a verdade: não podem, com o orçamento e prioridades que têm, apoiar toda a gente cuja formação promoveram, do modo que a promoveram. Mais a mais, se parte desse orçamento for para parcerias específicas e “agendas conjuntas” mal explicadas, em ligação a consórcios internacionais, ou a empresas, ou outras coisas.

George Orwell: o presente de 1984 continua a ser agora

Publico 

A data é simbólica. 1984, o derradeiro romance de George Orwell, refere-se a um lugar, a um mundo ameaçado pela censura, pelo terror, pela ausência de pensamento. O objectivo é manter o poder do Grande Irmão à custa do apagamento do passado, através da mentira. 1984 é agora? Fazer a pergunta, alto, é uma forma de detectar sinais de ameaça.

2021: ano George Orwell

Publico 

Em 2021, com a passagem da obra de Orwell ao domínio público, multiplicam-se as edições do autor. Entre novas traduções e a reedição de traduções já anteriormente publicadas, temos agora à disposição várias versões de 1984 (Mil Novecentos e Oitenta e Quatro, se quisermos ser rigorososos: o numeral, no título, não é o correcto) e de A Quinta dos Animais (longamente traduzido, entre nós, como Triunfo dos Porcos) e duas importantes recolhas dos ensaios.

Todos amam o Grande Irmão, ele está no meio de nós

Publico 

Todos sabem do que falamos quando falamos do Big Brother, mesmo quem nunca leu 1984. Polimórfico, foi-se inscrevendo na cultura pop. Apropriado, citado, recontextualizado: de David Bowie à Apple, de Blade Runner a Matrix, de Ray Bradbury aos Radiohead. Todos amam o Grande Irmão.

Privado tinha um terreno junto ao Estádio do Mar. Agora tem quatro que eram da câmara de Matosinhos

Publico 

Em causa está a reversão de uma permuta de parcelas com promotor imobiliário que ia construir hotel junto ao estádio do Leixões. O promotor voltou atrás por incumprimento de cláusula que implicava ligação à A28. As obras estão agora em curso, mas por outro traçado. Desde Outubro do ano passado, após troca com a câmara, o privado duplicou a área das parcelas.

Não ao acordo UE-Mercosul

Publico 

Ratificar este acordo é essencialmente dar um sinal verde para as aventuras políticas de uma extrema-direita crescente, que coloca o lucro acima de vidas humanas. É dar um sinal verde para uma lógica capitalista neocolonialista, que amargura países do sul a uma lógica insustentável no comércio global.





СМИ24.net — правдивые новости, непрерывно 24/7 на русском языке с ежеминутным обновлением *